quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Hum, eis que novamente...

retornei !!!!

Para contar a saga ( que mostrou-se ridícula e risível ao final ) para renovar um visto americano...Sim, queridos, Flavinha foi tirar o visto... e como parece ter coisas que só acontecem comigo....

Por partes:


1. Meu visto estava vencido há mais de três anos, portanto encaixou-se na categoria " Novo Visto".

Juro a vcs, levei muito papel, desde o básico ( IR meu e do meu pai, comprovante de salário, carteira de trabalho, para mostrar vínulo de trabalho, extrato de aplicações bancárias, etc...) até coisas esdrúluxas, como comprovante de doação a OSESP ( sim , a nobre colega possui assinatura da OSESP e faz doações - não dedutíveis - à arte do país), e porque não, os extratos de recolhimento do FGTS !!!!! e boleto de plano de saude.... SIIIMMM...levei tb...Fiquei tão na neura com essa história de mostrar vínculos, que acabei por juntar tudo o que era papel e levei... (incusive uma declaração estapafúrdia do meu chefe , feita nas coxas as 15:40 do dia anterior , falando aquelas coisas de sempre, ótima funcionária, nada que desabone, etc....)

Bom, entrevista às 9:00, cheguei 7:40 da manhã ( mmmuuuuiiiiito cedo...). Posso dizer ( sem afetação, pois não sou fã mesmo do modo de vidae estilo americano), que apesar da quantidade de gente, eles são bem organizados e dão conta do recado...Fiquei em uma fila do lado de fora, espécie de pré-fila, mas logo permitiram a minha entrada (percebi que marcação de horário é apenas para que não cheguem todos de uma vez ao consulado...

Entrei e aí sim, vc pega uma fila maior, em que verificarão seu nome, seus documentos, a taxa já paga e te encaminham ao detector de metais. Passando por ele, vc vai para uma espécie de galpão, com vários bancos em que outros funcionários verificam se seus formulários estão preenchidos corretamente, em caso negativo, vc pode rasurá-los ( estranho, já que pedem que o DS-156 seja preenchido eletronicamente)e grampeiam sua foto no formulário. Vc entregará seu passaprte e outros docs em algumas cabines, receberá uma senha e aguarda para " tocar piano" ( linguajar policialesco para digitar suas impressões digitais), após, aguarda ser chamado para a entrevista propriamente dita....

Para passar o tempo ( proibido celular, eletrônicos de qq espécie), exerci a arte de admirar os tipos que lá estavam. Tinha de tudo: pessoas e famílias honestas querendo apenas um visto de turismo, outros querendo visto de negócios e.... aquele tipo, que vai para entrevista sem os docs. necessários, tentado "passar a perna" no entrevistador. Juro, vi essa cenas duss vezes, antes dam inah entrevista, o que me gerou um certo pânico. A uma moça, de uns 23 anos, foi pedido comprovantes de renda e extratos bancários e tudo o que ela mostrava eram comprovantes de depósito em conta apenas e a moça do consulado fazendo sinal negativo com a cabeça, indicando que aquilo não era suficiente. A moça entrou num desespero ( confesso que tive pena, mas depois...), acabou que não conseguiu o visto e saiu xingando Deus e todo mundo...Bom deixa pra lá, pq nessas e outras o painel de senhas foi andando e.... 226 .... Bingo... meu número... lá fui eu a cabine ...Um mocinho simpático , bem humorado, arrastando um portuinglês sofrível ,perguntou de cara se eu tinha filhos e ainda fez piadas: qtos filhos ? 1...3...5...8 ????? Rarararara.... respondi que não tinha nenhum... Perguntou sobre outras viagens, quis saber se iria sozinha....pq eu viajo sozinha... pq sou solteira...PODE ?!?!?!?!?! Há quanto tempo estou no mesmo emprego e ... Bom...olhou fixamente o carimbo de minha entrada em Portugal em dezembro de 2007( depois conto a história deste carimbo a vcs....) , quis saber para onde eu iria ( respondi possivelmente New York) e ....Ok, vc vai gostar de New York, visto concedido!!!!!! Juro a vcs, foi isso, a primeira coisa que pensei ( mas sabiamente não perguntei) foi sobre todo aquele papel que levei... Ele não pediu nada, não viu nada, fez 1/2 dúzia de perguntas ridículas e ponto...Ok, visto concedido... DÁ PARA ACREDITAR !!!!!! Pensei 2 ( mas sabiamente 2 não perguntei) qual o tempo concedido... Deus olhou por mim neste momento... jajajajajaja......Agradeci e logo saí, fui a fila do Sedex , paguei, preenchi o envelope e saí feliz e contente de lá .....


2. Fiquei ansiosa eperando o SEDEX, para saber o tempo do visto... Eis que sexta passada o SEDEX chegou e ... 5 anos ( tempo máximo concedido - segundo o consulado, por culpa do Brasil, que concede esse mesmo tempo aos americanos, apesar dos pedidos de aumento do prazo), com várias entradas !!!!


Conclusão: foi mais fácil do que eu esperava, o serviço deles é bem organizado, os funcionários educados a atenciosos ( ao contrário do que li em alguns blogs, estavam de bom humor e prestativos neste dia) e... aquelas perguntinhas bobas da entrevista, na verdade são para que o funcionário tente te pegar na mentira, pois as informações do tal formulário eletrônico , algumas vezes são checadas SIM !!!!!
Gora...com o visto na mão...acho que New York vai esperar mais um pouco, pq o meu próximo destino ( se Deus quiser e o Dr. Febrot me pagar em dia... será ...olha ele aí embaixo !!!!! Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário